Escola de Verão de Energia

Imagina que era possível experimentar um curso universitário antes de concorreres ao ensino superior.
Agora já é! Vem frequentar a Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, durante uma semana, com aulas com professores universitários do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente e vários workshops. Esta é uma oportunidade única!
A  5ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa realiza-se entre 8 de julho e 12 de julho de 2019 e tem como público-alvo alunos que tenham frequentado o 11.º e o 12.º anos do ensino secundário.

Se tiveres dúvidas envia um e-mail para solar@ciencias.ulisboa.pt.

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DE 6 DE MAIO DE 2019 (FORMULÁRIO)

Imagens da Escola de Verão de Energia de 2018 aqui.

Atividades previstas

Aulas teóricas com conceitos base de sustentabilidade, avaliação do recurso de fontes de energias renováveis, mobilidade sustentável, edifícios do futuro e integração de energias renováveis;
Aulas de laboratório e trabalho de campo, com medições de consumo de energia, oficinas de construção de sensores ambientais, carros solares, cozinha com o Sol (com a empresa Ecocactus) e muito mais.

Inscrições e informações práticas

• Inscrições são feitas através de preenchimento de um formulário;

• A inscrição é gratuita. Se tiveres dúvidas envia um e-mail para solar@ciencias.ulisboa.pt;

• As inscrições são em numero limitado – 16 participantes – e, registadas por ordem de chegada;

• Em caso de desistência, serão contactados os alunos inscritos com número de ordem superior;

• A realização da escola de verão está condicionada a um número mínimo de 10 participantes;

• O acesso ao campus pode ser feito usando o metro, saindo numa das estações – Campo Grande ou Cidade Universitária.

Professores

Empresas e Instituições Parceiras

Empresa que actua na área das Energias Renováveis como ponto de partida, oferecendo um leque de serviços complementares, inserido num conceito de resposta prática e económica, no sentido de satisfazer as exigências dos seus parceiros e clientes. Em actividades diversas como habitação, comércio, serviços e indústria, apoio à produção agrícola ou reabilitação urbana sustentável, desenvolvem projectos especializados e dimensionados à medida das necessidades dos consumos energéticos, com o objectivo de poder reduzir a factura a pagar e contribuir para um futuro mais sustentável.

O Oficina das Energias – Núcleo de Estudantes de EEA – apresenta-se como um grupo sem fins lucrativos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, de representação da comunidade estudantil do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente. O seu foco é evoluir na direção de um futuro energético sustentável, por meio do desenvolvimento de projetos na área da eletrónica e energias renováveis, e eventos na área da engenharia que pretendem desafiar a comunidade. Numa comunidade horizontal e de trabalho em equipa querem trazer ao de cima o melhor do curso de energia, e de todos que se atrevem a alimentar o espírito engenhocas DIY – Do It Yourself.

Organização

Carla SilvaMarta Panão – Professoras do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa e investigadores do Instituto Dom Luiz – Comunicação e Imagem Instituto Dom Luiz.