Venha conhecer a investigação feita nos Laboratórios do IDL e o ambiente académico da Faculdade de Ciências da ULisboa. Todos são bem-vindos, desde grupos escolares a participantes individuais.

Energias Renováveis

Atividades

Escolha as atividades que gostaria de realizar e planeie connosco a sua visita, através do email: solar@fc.ul.pt. Cada visita pode ser antecedida de uma mini-palestra de enquadramento ao tópico de energia solar.

Visita ao Campus solar da FCUL

Duração prevista: 30 min

O que é o Campus Solar? Quais os seus objetivos?

O grupo de investigação em Energia do DEGGE/IDL na Universidade de Lisboa estuda energia fotovoltaica, ao nível dos materiais, desenvolvendo novos métodos para o crescimento de materiais fotovoltaicos de alta qualidade e baixo custo, e ao nível dos sistemas, incluindo investigação inovadora em insolação e desempenho de sistemas fotovoltaicos.
Este grupo opera o Campus Solar – Laboratório de Teste de Sistemas Solares, onde o desempenho de uma variedade de sistemas solares fotovoltaicos é continuamente monitorizado, visando o estabelecimento de uma ligação entre o ensino e a investigação na área da energia solar.
Os principais objetivos são o ensaio e caracterização de novos protótipos de sistemas fotovoltaicos com os nossos parceiros, assim como o desenvolvimento de competências, o apoio às aulas e a divulgação da energia solar, nomeadamente da energia fotovoltaica.

O projeto Campus Solar teve início em 2009 em resposta a um desafio da WS Energia, no âmbito de uma parceria de R&D mais alargada, de que resultou a instalação dos primeiros três sistemas fotovoltaicos ligados à rede elétrica. Em 2010 a Circadian Solar juntou-se ao projeto, com a instalação de um protótipo. No âmbito desta colaboração foi criado o Prémio Circadian Solar para o melhor aluno da disciplina de Energia Solar Fotovoltaica do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e Ambiente. Mais tarde, em 2011 a Bright Solar oferece um coletor solar térmico, que possibilitou a ligação à rede elétrica de alguns dos sistemas fotovoltaicos sob a Lei da Microgeração.

Desde Junho de 2010 temos feito a colheita de dados de clima e radiação através da estação meteorológica instalada no sistema de seguimento da circadian Solar. Podemos disponibilizar este dados para estudos académicos.

O espaço Campus Solar acolhe ainda uma série de protótipos de projetos desenvolvidos pelos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e Ambiente.

Visita à maior central fotovoltaica urbana do país – os telhados da FCUL

Duração prevista: 30 min
Na cobertura dos edifícios da Universidade de Lisboa foi recentemente instalada a maior central fotovoltaica da cidade de Lisboa. Para além da bela vista sobre o Jardim do Campo Grande, podemos apreciar os desafios e o potencial dos telhados urbanos para produção de eletricidade solar.
A realização desta atividade está dependente das condições meteorológicas.

Visita ao Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores

Duração prevista: 30 min
Visita guiada ao Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores (LAFS), onde ocorre o desenvolvimento de diversos projetos de investigação do grupo de Energia do IDL e onde os alunos de Energia e Ambiente realizam a construção de muitos dos seus projetos.