Rocha Amiga, programa pedagógico sobre Geologia desde 2007

Este programa promove atividades pedagógicas inovadoras sobre aspectos variados da Geologia tendo por base rochas em amostras de mão. Ao longo dos anos, o projeto Rocha Amiga envolveu alunos de escolas de todo país em atividades de partilha de conhecimentos e experiências sobre a geodiversidade de vários ambientes, como estratégia de sensibilização para o papel das geociências na sociedade contemporânea.

Atividades e Produtos

Kits pedagógicos para os 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e para o ensino secundário

Kit  1
Como ficam as conchas gravadas nas rochas?
Constituído por 5 conjuntos de fósseis de moldes internos e moldes externos (Biocalcarenito do Miocénico da região de Lisboa), conchas de moluscos bivalves actuais e plasticina.

Kit 2
À descoberta da calçada portuguesa (teste do ácido)
Constituído por 5 conjuntos de pedras da calçada portuguesa de distintos litótipos (2 claros e 2 escuros) para, através do teste do ácido, descobrir as de natureza carbonatada (calcário compacto, calcário negro) das de natureza siliciosa (riolito e basalto compacto).

Kit 3
O que tem em comum o biocalcarenito fossilífero da região de Lisboa com o granito?
Constituído por 5 conjuntos de biocalcarenitos, de granitos e por análogos dos seus principais constituintes para explorar segundo a metodologia “Rochas em peças separadas”

Consultório Rocha Amiga sobre tesourinhos naturais

Que tesourinhos guardas no teu bolso? Um pedaço dum mar tropical, dum rio caudaloso, duma praia de areias brilhantes, dum vulcão, das entranhas duma montanha ou do seu coração incandescente ? Vem descobrir connosco.

tesourinhos_rocha amiga4Se o seu filho(a) ou aluno(a) gosta de apanhar pequenos tesouros naturais, e quer saber o que encontrou mande-nos fotos do achado, diga onde foi encontrado e/ou traga-os até nós que procuraremos dar-lhe uma resposta (de que é feito, rocha ou mineral, o pequeno seixo que encontrou na praia?; que animal deu origem ao fóssil que encontrou, e como é que ele vivia?).
Contacte-nos por email: rochamiga@fc.ul.pt (no assunto mencionar: Consultório de Tesourinhos Naturais).

Se não souber o que fazetesourinhos_rocha amiga3r a caixas cheias de tesouros naturais nós podemos convertê-las em materiais pedagógicos para oferecer a escolas.
Contacte-nos por email: rochamiga@fc.ul.pt (no assunto mencionar: Reciclagem de Tesourinhos Naturais).

 

 

Organização

Mário Cachão – Professor do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da ULisboa e investigador do Instituto Dom Luiz